Canais: A Universidade do Porto

O lugar de S. Bento: o Convento, a(s) Irmandade(s), a Estação

  • 1612
  • 0

Partilhar: O lugar de S. Bento: o Convento, a(s) Irmandade(s), a Estação

Small untitled

<iframe src='https://tv.up.pt/videos/tl8eyulu/embed?t=0' width='420' height='236' allowfullscreen></iframe>

x Iniciar em

Autor TVU.

Descrição "Em 1893, a Irmandade de São Bento da Avé Maria do Porto apresenta a Bernardino Machado um manifesto em defesa da conservação da Igreja de S. Bento e submete à consideração do então Ministro das Obras Públicas a aprovação de um projeto alternativo para a Estação Central do Porto. O projeto, não assinado, mas da provável autoria do engº Alberto Álvares Ribeiro, permitiria não somente poupar a magestosa Igreja, sachristia e casa das escholas de S. Bento, como, no entender da Irmandade suplicante, proteger os interesses da Nação e da cidade.

O valioso conjunto de documentos formado pela exposição ao Ministro, foto de época, memória justificativa e peças desenhadas do projeto foi generosamente disponibilizado à Fundação Marques da Silva, por parte dos herdeiros de Alberto Ribeiro de Meireles, filho do engº Alberto Álvares Ribeiro, para reprodução e incorporação no arquivo digital da instituição, estando prevista a assinatura do Termo de Responsabilidade que firma o acesso dos investigadores ao seu conteúdo para o próximo dia 12 de maio.

A ocasião e a relevância da documentação em causa tornou-se pretexto e oportunidade para a proposta de realização de uma mesa redonda que conta, como oradores, com os Professores António Cardoso, José Miguel Rodrigues, Luís Amaral e o representante da família Meireles, Dr. Rodrigo Meireles. Foram ainda dirigidos convites a várias personalidades com o objetivo de promover uma conversa alargada a todos os presentes.

Com esta iniciativa pretende-se não só divulgar novos dados sobre a temática da construção da Estação Central de Caminhos de Ferro no Porto, em finais do século XIX, como também refletir, cruzando diferentes perspectivas, sobre os contextos que enquadraram o ‘redesenhar’ da cidade decorrente da construção do projeto assinado por José Marques da Silva." - Fundação Arquitecto Marques da Silva www.fims.up.pt

Intervenientes Fátima Marinho (Vice-Reitora U.Porto), Alberto Ribeiro de Meireles (herdeiro),

Entidades FIMS, U.Porto

Localização Fundação Arquitecto Marques da Silva

Línguas Português

Data 2015-05-12

By nc sa

    Não existem capítulos

    Não existem citações

  • FAUP
  • Fundação Instituto Arquitecto Marques da Silva
  • UP
  • U.Porto
  • Universidade do Porto
  • FIMS
  • Arquitetura
  • Culturas e Produção cultural

Conteúdos do mesmo Canal