FAQs

1. Como está organizado o portal TVU.?

O novo portal TVU. está organizado em torno de categorias - Canais, Vídeos, Áudios, Galerias, Comunidade, Citações, Premium - que se podem cruzar com o objetivo de agregar, valorizar e partilhar os conteúdos. As categorias funcionam como as grandes portas de entrada para a exploração do portal.

2. O que é um Canal?

Um canal é um agregador temático de conteúdos segundo a lógica de organização das grandes áreas científicas da FCT.

3. O que é uma Citação?

Uma frase ou passagem de um interveniente proferido no decorrer de uma intervenção. Funciona como ponto de entrada, exploração, pesquisa dessa intervenção. Ex.: "O objetivo é tentar perceber como é que as tecnologias da comunicação e informação, quando colocadas em toda a cidade (...), como é que essas infraestruturas podem ser usadas para melhorar a vida dos cidadãos".

4. O que é uma Anotação?

Apontamento curto relacionado com um assunto, ideia ou tema. Poderão ser links externos à TVU., frases curtas, referências bibliográficas, autores.

5. O que é um Anexo?

Documentação complementar ao conteúdo principal.

6. O que é um Dossiê Premium?

Dossiê editorial, agregador de conteúdos, que exploram em profundidade uma determinada temática e as suas relações, por exemplo podem ser um bom apoio a um evento, workshop, seminário. Os Premiums podem ser também utilizados para a realização de streamings.

7. Posso criar um Dossiê Premium?

Para a criação de um Dossiê Premium o utilizador terá de enviar um email à equipa TVU. propondo a sua criação.

8. Posso utilizar a TVU. sem me registar?

O utilizador é livre de explorar e partilhar os seus conteúdos só tendo de se registar se quiser contribuir com algum conteúdo e aí sim terá de proceder ao registo.

9. Como me posso registar no portal TVU.?

É só clicar no botão “registar“ e seguir as indicações.

10. O que acontece imediatamente após o registo no portal TVU.?

Depois de concluir o seu registo receberá por email a confirmação e poderá realizar o “login” de imediato.

11. Posso editar o meu perfil de utilizador TVU.?

Sim, poderá editar o seu perfil sempre que quiser.

12. Posso apagar o meu perfil?

Para apagar o seu perfil de utilizador terá de enviar um email à equipa TVU. com o pedido.

13. Tenho de preencher o registo completo?

O registo exige no mínimo informações que identifiquem o utilizador e os campos de preenchimento obrigatório, que estão devidamente assinalados. No entanto, quanto mais informações estiverem no perfil mais rico será o cruzamento de dados e mais rica se tornará a pesquisa e o encontro de novas ideias.

14. Toda a informação disponibilizada no meu perfil é pública?

A informação de preenchimento obrigatório no “Perfil Público” é pública de forma a garantir a transparência na partilha de conteúdos; toda a restante informação de preenchimento facultativo só será pública se assim o assinalar.

15. Como posso encontrar o conteúdo que procuro na TVU.?

Todos os conteúdos da TVU. são pesquisáveis por “palavras-chave” (Não confundir com TAGs) que se cruzam entre si e que listam os conteúdos por filtros.

16. Porquê os meus conteúdos têm de ser “validados“ pela equipa TVU. antes de serem publicados?

A missão da TVU. é que todos os seus recursos e conteúdos possam ter a maior visibilidade possível, assim como ser pesquisados com rapidez e relevância. O caráter agregador do portal exige que toda a informação seja o mais completa possível e, nesse sentido - e ao colocar a nossa equipa ao serviço da tomada de decisões - garantimos que os conteúdos disponibilizados irão de encontro aos interesses da sua comunidade, valorizando a produção interna da Universidade do Porto expandindo a sua visibilidade.

17. Como se realiza o processo de validação das contribuições dos utilizadores?

O utilizador, depois de proceder ao envio do seu conteúdo - vídeo, áudio, imagem, citação, anotação ou anexo -, este é recebido pela nossa equipa que o irá analisar. Após esse processo, e caso o conteúdo esteja em conformidade com os critérios definidos pelo portal, este será tornado público e o utilizador notificado.

18. Quanto tempo decorre entre o final do processo de envio e a sua publicação no portal?

A equipa TVU. tentará ser o mais rápida possível neste processo e o utilizador será atempadamente notificado de todas as etapas, nomeadamente de alguma alteração que possa ser devida no sentido de tornar a contribuição mais rica e mais “dialogante“ com os conteúdos já existentes no portal.

19. Sou informado do resultado do processo de validação seja ela bem ou mal sucedida?

Sim, receberá uma notificação na sua área pessoal do seu perfil de utilizador.

20. O que acontece quando um conteúdo que um utilizador propôs não é validado pela equipa TVU.?

O utilizador receberá uma notificação de não validação e um email com a razão(s) desta situação e com sugestões de correção se for o caso.

21. O que é uma TAG TVU.?

“TAG” em inglês quer dizer etiqueta. As tags na internet são palavras que servem justamente como uma etiqueta e ajudam a organizar informação, agrupando aquelas que receberam a mesma marcação, facilitando encontrar outras relacionadas. Esse sistema de classificação não é novo e já era utilizado em bibliotecas para organizar livros em temas semelhantes. Se alguém queria procurar livros sobre “sociologia das organizações”, por exemplo, bastava procurar por essa palavra-chave. As TAGs da TVU. seguem os Domínios e Áreas Científicas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Cada conteúdo pode ter várias tags. Por exemplo, um vídeo de um evento “LGP Challenge 2014 | 'Linking Great Partners'”, pode ter, entre outras, a tag “Design“ e a tag “Engenharia de Software e Sistemas de Informação”.

22. Quando estou a proceder ao preenchimento das TAGs posso optar por uma TAG não contemplada na listagem TVU.?

O utilizador terá de escolher uma das TAGs sugeridas e quando não encontrar nenhuma que se adeque perfeitamente deverá selecionar a mais aproximada possível. O caráter agregador do portal e a qualidade da pesquisa dependem muito dessas opções.

23. Quando me engano a preencher um campo (p.e. coloco uma data ou uma informação incorreta na sinopse) e após fazer o upload, posso corrigir?

Depois de enviar com sucesso a sua contribuição, a única forma de o fazer será enviar um email à equipa TVU. (info@tv.up.pt) que procederá à sua alteração.

24. Que tipo de licenças de copyright utiliza a TVU.?

As licenças a utilizar são as de “Creative Commons” que se situam entre os direitos de autor (todos os direitos reservados) e o domínio público (nenhum direito reservado). Têm âmbito mundial, são perpétuas e gratuitas. (em www.creativecommons.pt)

25. É possível comentar os conteúdos disponíveis na TVU.?

Sim, poderá comentar os vídeos, áudios e galerias se for um utilizador registado.

26. Qual a política de gestão dos comentários?

Os comentários são livres e sem prévia moderação ou editorialização por parte da equipa TVU.; no entanto, se violarem os princípios consagrados no “Termos e Condições” subscritos neste portal serão imediatamente retirados.

27. O que acontece ao utilizador que colocar conteúdos impróprios e violadores dos termos e condições definidos pela Universidade do Porto no portal TVU.?

Procederemos de imediato ao envio de um aviso ao utilizador que tiver violado as normas estabelecidas nos nossos “Termos e Condições”, podendo este ser banido deste portal se a sua ação for continuada ou se se considerar que este agiu propositadamente de má fé.

28. Posso denunciar os comentários abusivos ou impróprios presentes no portal?

Pode se o fizer por email dirigido à equipa TVU. com as razões da denúncia, apelamos, por isso, à responsabilidade de todos e cada um dos utilizadores registados neste portal.

29. Que responsabilidades tenho para com o portal, para além das que estão presentes nos Termos e Condições?

Toda a comunidade pode e deve ajudar-nos a manter este portal seguro e civilizado. Acreditamos e defendemos a liberdade de opinião e expressão de qualquer utilizador deste portal, devendo este respeitar a liberdade de opinião e expressão dos restantes utilizadores. Os ataques pessoais não são permitidos. A discussão civilizada e responsável quando não se tem o mesmo ponto de vista não é uma ataque pessoal, a não ser quando essa opinião pretende ridicularizar.

30. Questões de preservação e proteção dos dados no portal TVU. para as quais chamamos a vossa atenção:

Os membros da comunidade de utilizadores deste portal devem estar atentos aos emails que recebem da equipa TVU.. Devem evitar ceder informação pessoal que possa cair em mãos erradas. Se receberem um email de alguém/entidade/endereço que não conheçam e de quem desconfiem devem denunciar a situação enviando-nos um email para que tomemos as medidas necessárias.
Os utilizadores registados neste portal são responsáveis por manterem o seu username seguro e secreto, pelo que serão responsabilizados pelos atos registados sob o seu username.