Autor Flavia Larocca, Filipe Duarte e Maria João Pereira
Descrição Quais são os motivos que levam cada vez mais jovens portugueses graduados a emigrar para a Suiça? Que tipo de vida procuram eles? Ao visitarmos algumas aldeias no interior de Portugal, encontrando-as praticamente desertas com a sua população emigrada na Suiça, ao longo dos últimos 40 anos, seguimos Abel, um dos primeiros emigrantes a ir para Zermatt. Em Zermatt comparamos a sua experiência de emigração com a da Telma, uma jovem portuguesa licenciada, que trabalha na limpeza de um hotel. Apercebemo-nos como as histórias pessoais do trabalho pesado, integração, saudades e conquistas, de cada emigrante, se interligam com as institucionalidades e a cultura do novo país, ajudando-nos a compreender o que mudou e o que irá manter-se igual em 40 anos de emigração. // what are the reasons that push more and more Portuguese educated youngsters to emigrate to Switzerland? What kind of life are they moving to? We visited several villages in Portuguese up-country finding them almost deserted as most of the population emigrated to Switzerland over the last 40 years, we then followed Abel, one of the first emigrants, to Zermatt where we compared his immigration experience to Telma’s, a young fresh graduated who’s working there as a hotel maid. Their personal stories of hard work, integration, homesickness and achievements are intertwined with institutional and technical views that help us comprehend what changed and what will always stay the same in 40 years of emigration.
Intervenientes
Entidades
Localização
Línguas
Data 2015-02-06
Conteúdos do mesmo Canal
-
Promocional TVU. "Não Saber Ocupa Lugar"
Promocional da TVU. ( na altura UPMEDIA )
- 10280
- 0
-
Dia Mundial da Poesia (2007)
Dia Mundial da Poesia , 20 de Março de 2007 na U.Porto no âmbito da Exposição "Sujeitos a criar (Depósito ) com a idade
- 5197
- 0
-
A Investigação na U.Porto | 2007
Mostra das actividades de investigação, desenvolvimento e inovação (ID&I) no espaço da U.Porto (2007)
- 8175
- 0
-
Apresentação dos Serviços de Ação Social da U.Porto - 2008
Apresentação dos Serviços de Acção Social da Universidade do Porto (SASUP)
- 8455
- 0
-
O Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior na U.Porto (trabal...
Um trabalho de investigação jornalístico sobre a aplicação da lei do novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, na Universidade do Porto. Da autoria de Cíntia Morais no âmbito da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.
- 6916
- 0
-
Tomada de Posse Reitor e Equipa Reitoral da U.Porto 2006 - 2010
Cerimónia da Tomada de Posse do Reitor da Universidade do Porto e da equipa reitoral para o período de 2006-2010 , eleitor pelos membros da Assembleia da Universidade do Porto.
- 9187
- 0